Aveiro recebe, no dias 1 e 2 de Novembro, o maior evento de fitness do país.
O Portugal Fit instala-se no Parque de Exposições de Aveiro reunindo milhares de participantes, profissionais e marcas do setor.
Mais do que um evento, o Portugal Fit é uma celebração do fitness em todas as suas formas, do treino em grupo à competição funcional, passando pela formação e partilha de conhecimento entre profissionais.
O evento agrega três grandes momentos: Les Mills Experience, RFM Performance Manz Games e o Encontro Nacional de Proprietários de Clubes e Ginásios. A Les Mills Experience volta a reunir instrutores e entusiastas de todo o país num espetáculo de luz, som e energia.
As mais recentes coreografias e lançamentos oficiais dos programas Les Mills serão apresentados ao vivo, conduzidos por uma equipa de instrutores de topo.
Os RFM Performance Manz Games combinam corrida, treino funcional e resistência num formato inovador e acessível a todos.
A prova é composta por sete estações funcionais, intercaladas por corridas de 600 metros, desafiando força, resistência e técnica dos participantes.
Cada atleta compete com chip de controlo de tempo, garantindo precisão e transparência nos resultados.
No final, todos poderão consultar o seu tempo e o ranking global por categoria. Inserido no Portugal Fit, o Encontro Nacional de Proprietários decorre no dia 1 de novembro e constitui um fórum exclusivo para diretores e gestores de clubes e ginásios de todo o país.
O evento oferece um dia de partilha e networking com palestras inspiradoras, debates e casos práticos sobre os principais desafios do setor.
No sábado à noite, entre as 22h00 e a 01h00, realiza-se a Les Mills Party, uma festa inesquecível onde o ritmo e a energia não param.
Mas esta celebração traz também uma missão solidária.
Se forem atingidos 1000 participantes, a organização fará um donativo de 1000€ à CERCIAV.
Paralelamente, haverá uma área solidária de vestuário Portugal Fit, onde os participantes poderão escolher peças de edições anteriores (t-shirts, casacos, mochilas, etc.) e contribuir com um donativo livre, revertendo integralmente a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.
“O Portugal Fit é mais do que um evento. É uma comunidade. Aqui reunimos pessoas de todo o país com uma paixão comum: o movimento. Queremos inspirar, unir e mostrar que o fitness é para todos, enquanto contribuímos para causas solidárias que fazem a diferença”, refere Mário Costa, Diretor de Marketing, Comunicação e Eventos do Grupo MANZ.
O Município de Albergaria-a-Velha apresenta o livro “A Arte Retabular nas Igrejas Paroquiais do Concelho de Albergaria-a-Velha”, dos investigadores António Leandro e Maria Clara de Paiva Vide Marques.
A sessão tem lugar no Posto de Turismo/ Espaço de Exposições – Casa Alameda, às 16h30, e é de participação gratuita.
O Concelho de Albergaria-a-Velha é detentor de um vasto e valioso património artístico e religioso, com as suas igrejas a guardarem, no seu interior, um legado de grande riqueza: a arte sacra, que nos revela séculos de devoção, criatividade e identidade comunitária.
Este estudo, publicado em livro, incide sobre a análise dos diferentes retábulos em talha dourada e policromada que adornam os espaços interiores de oito edifícios religiosos: Igreja Paroquial de Santa Cruz (Albergaria-a-Velha); Igreja Paroquial de Santa Marinha (Alquerubim); Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Neves (Angeja); Igreja Paroquial de São Vicente (Branca); Igreja Paroquial de São Paio (Frossos); Igreja Paroquial de São João Batista (São João de Loure); Igreja Paroquial de São Tiago (Ribeira de Fráguas); e Igreja de Santa Eulália (Valmaior).
“Marca singular da evolução dos estilos artísticos e das diferentes produções nacionais, regionais e locais, a arte retabular no Concelho de Albergaria-a-Velha constitui, ao mesmo tempo, a expressão de um sentido devocional e catequético e a manifestação da relação, ao longo dos tempos, entre as gentes Albergarienses e a Entidade Divina, independentemente das jurisdições paroquiais, arciprestais ou diocesanas de cada comunidade”, referem os autores na introdução da obra.
A GNR de Sangalhos deteve, na passada terça-feira, um homem, de 57 anos, por tráfico de estupefacientes e falsificação de documentos, no concelho de Anadia.
Detenção ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária levada a cabo naquele concelho, durante a qual os militares da Guarda abordaram um veículo cujo condutor apresentou um título de condução espanhol falso.
No decurso das diligências, foi ainda apurado que o suspeito se encontrava na posse de produto estupefaciente, culminando na sua detenção.
Da intervenção resultou a apreensão de 2 980 euros em numerário; 30,1 doses de cocaína; 3,3 doses de heroína; 2,6 doses de haxixe e o falso título de condução.
Esta ação contou com o reforço dos militares do Posto Territorial de Anadia e Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Anadia.
Assinalam-se hoje os 36 anos em comunidade intermunicipal mas a festa fica para sábado.
Celebração no dia 18, às 16h, no CER, com estreia do documentário “A sulcar a ria: embarcações da ria de Aveiro”, produzido para a capital portuguesa da cultura 2024.
Segue-se, às 17h, o concerto com a Orquestra das Beiras dirigida pelo maestro convidado Aarón Zapico
Mantém-se a tradição.
A Orquestra das Beiras associa-se às comemorações do Dia da Região com um programa constituído por “autênticas pérolas” do período Barroco.
Este concerto, dirigido pelo maestro convidado Aarón Zapico, inicia-se com a Suite Orquestral nº 3 de Johann Sebastian Bach.
Jan Dismas Zelenka será o compositor seguinte a ser revisitado e a grande descoberta deste concerto.
Nascido na Boémia (atual Chéquia), a sua música tem sido recuperada nos últimos anos para gáudio dos amantes do Barroco, tratando-se inequivocamente de um dos génios deste período.
Rodrigo Carreto é um Tenor Português com uma já profícua e sempre ascendente carreira internacional, e irá interpretar este virtuosíssimo Motete Gaude Laetare.
O concerto terminará com a Cantata BWV 15 atribuída a Johann Sebastian Bach durante anos e fazendo parte do seu catálogo.
Porém, investigadores terão chegado recentemente à conclusão que terá sido composta por um primo seu, Johann Ludwig Bach, tratando-se de uma rara oportunidade de escutar esta obra.
Ribau Esteves despede-se esta quinta das reuniões do executivo municipal em Aveiro.
Última reunião do mandato com deliberação sobre a assinatura do contrato para a elaboração do projeto de execução do loteamento dos terrenos da antiga lota de Aveiro.
O autarca que se despede deixa mais um dossiê encaminhado no momento em que a nova maioria, com quatro eleitos, terá de encontrar soluções de consenso para os dossiês uma vez que PS e Chega dispõem de mais eleitos (5).
Na agenda está a informação sobre decisões do Tribunal Administrativo que não deu provimento à providência cautelar apresentada por Alberto Souto de Miranda para a demolição da antiga sede da CERCIAV.
A alteração do gestor de contratos programa e protocolos de cooperação financeira celebrados com as entidades da área cultural e/ou recreativa, bem como os de defesa e promoção do património; a atribuição de habitação na Urbanização de Santiago e realojamento de um agregado familiar residente num anexo implantado nas antigas instalações da Cerciav e apoios sociais marcam a agenda.
O executivo municipal de Ílhavo reúne, esta quinta, na última sessão do mandato.
Será em reunião à porta fechada com uma agenda assente nas empreitadas em curso em vários locais do concelho (escolas, centros de saúde, pavimentações, dragagens e saneamento) e apoios sociais.
Os trabalhos que assinalam a despedida de João Campolargo da condição de maioria decorrem a partir das 10h no edifício dos Paços do Concelho.
O ciclo OuTonalidades – circuito português de música ao vivo leva ao Cineteatro Alba Gamblin’ Sam.
Cantor, compositor e harmonicista, Samuel Parrança, um eterno apaixonado por música, nasce na cidade de Aveiro em 1984.
Desde muito jovem que o seu percurso é traçado pela música e em prol da música. Vocalista dos Moonshiners, dos Blows e dos Saucy Bastards, com participações nos Underdogs, Ghosts of Port Royal e Johnny Blues Band. Partilhou palco com Samuel Úria e Legendary Tiger Man.
No projeto Gamblin’ Sam toca a solo e em modo acústico. Influenciado pela música country, rock e blues, aventura-se agora neste percurso solitário
O café-concerto, com início às 22h00, é de entrada gratuita.
O programa outonal de música promovido pela UA homenageia juventude e tecnologia. Está à porta mais uma edição dos Festivais de Outono.
A edição 21 dos Festivais de Outono, de 26 de outubro a 28 de novembro, organizados pela Universidade de Aveiro (UA), será subordinada ao tema Juventude e Tecnologia. Embora estes temas tenham estado implícitos em todas as edições, em 2025 os Festivais assumem-nos de forma mais explícita.
O papel da música entre os jovens, das tecnologias na criação artística e enquanto facilitadoras de uma participação mais inclusiva da comunidade funciona como mote para a edição deste ano.
Os Festivais de Outono procuram afirmar-se como espaço de reflexão e experimentação artística, e ser, ao longo de um mês, um espaço de diálogo.
Pedro Rodrigues, professor da UA e diretor artísticos dos Festivais, especificou os temas no texto de apresentação desta edição.
“O papel da música no seio das novas gerações, bem como as tipologias de intervenção da tecnologia em contextos artísticos enquanto possibilitadora de novas formas de expansão criativa e participação, inclusiva e enriquecedora de toda a comunidade”.
A programação e as atividades agendadas mostram uma programação eclética e alargada.
Para esta edição, refere o diretor artístico, “construímos uma rede de colaboração com instituições de ensino artístico da região (Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, Banda Amizade, Conservatório de Música e Artes do Dão, e a própria Universidade de Aveiro) para, assim, oferecer um espaço único de divulgação e valorização de jovens intérpretes”.
Em evidência no programa vão estar os "Concertos para Famílias" que, nas edições anteriores, “tanto sucesso fizeram junto do público mais jovem”, salienta Pedro Rodrigues.
O professor e diretor artístico salienta a pluralidade estética patente no programa que tanto inclui Surma, como Martín Sued e a Orquestra Assintomática (nomeados para os Latin Grammys de 2025) ou Daniel Bernardes (Prémio SPA Autores 2025).
Mas também inclui, como primeiro momento musical, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a solista Laura Peres (1º Prémio - Prémio Jovens Músicos 2024), sob a direção do Maestro Jan Wierzba, ou o concerto de encerramento que alia Henrique Portovedo à Orquestra Filarmonia das Beiras e à Orquestra Sinfónica do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade sob a direção do Maestro Luís Carvalho.
Mais informações e ingressos para cada os concerto já disponíveis através da Bilheteira Online (BOL) e da ligação https://www.ua.pt/pt/festivaisdeoutono.
A Igreja da Misericórdia, em Aveiro, acolhe no próximo domingo um espetáculo do Graduale, formação de música Sacra.
Trata-se de um concerto singular que convida à contemplação e à introspeção através da música coral sacra para coro masculino.
O programa reúne obras de compositores de diferentes épocas e estilos, explorando temas como a luz, a paz, a memória e a espiritualidade.
Desde o século XIX até à contemporaneidade o Graduale interpretará obras de Liszt, Mendelssohn, Ola Gjeilo, entre outros.
A entrada é gratuita, com o objetivo de angariar donativos voluntários a favor da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro para obras de restauro. Espetáculo acontece no domingo a partir das 18h.
O Graduale – Música Sacra de Aveiro é um coro de câmara masculino, dedicado quase exclusivamente à interpretação de música sacra, abrangendo repertórios que vão desde o canto gregoriano até à música contemporânea.
Com 28 anos de atividade, tem levado a sua música a diversos pontos de Portugal e também ao estrangeiro, sobretudo a países europeus.
Fundado em janeiro de 1997, em Aveiro, o Graduale procura desenvolver o seu trabalho com “rigor e uma abordagem artística de carácter profissional”.
Ao longo do seu percurso artístico, o Graduale tem promovido diversos concertos a cappella, bem como atuações acompanhadas por órgão de tubos ou orquestra.
Entre as obras interpretadas, destacam-se o Requiem de Lorenzo Perosi (para coro e órgão) e o Requiem em Ré menor de Luigi Cherubini com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
O coro é composto por 8 elementos, distribuídos entre tenores, barítonos e baixos, interpretando maioritariamente repertório escrito para quatro vozes.
No seguimento da sua evolução artística, o Graduale criou, em 2022, uma nova secção musical: o Graduale Mixtum - um coro misto que visa desenvolver projetos corais musicais diferenciadores de maior ambição e excelência musical.
Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Aveiro, auxiliaram hoje, 15 de outubro, cinco pessoas, de nacionalidade espanhola, que seguiam a bordo de uma embarcação de recreio, com bandeira espanhola, após ter ficado sem propulsão devido a uma avaria no motor, a sul da entrada da barra de Aveiro.
Na sequência de um alerta recebido pelas 12h37, através do Serviço de Tráfego Marítimo (VTS) do porto de Aveiro, foram de imediato ativados tripulantes da Estação Salva-vidas de Aveiro, bem como elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Aveiro.
À chegada junto da embarcação, os tripulantes da Estação Salva-vidas constataram que as cinco pessoas se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, tendo procedido ao reboque da mesma para o cais do Porto de Pesca Costeira de Ílhavo.
O proprietário foi notificado e só poderá navegar novamente após ser alvo de uma vistoria, a fim de assegurar as normais condições de navegabilidade.
O Comando Local da Polícia Marítima de Aveiro tomou conta da ocorrência.