• http://www.aveiro.com.pt

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje2016
Esta SemanaEsta Semana9341
Este MêsEste Mês42163
TOTALTOTAL3629239
Statistik created: 2025-10-16T14:48:47+00:00
Rádio TerraNova
Notícias Terranova


  • Deputada Helga Correia reitera apoio do PSD aos cuidadores informais e acusa PS de “demagogia política”.
    Deputada Helga Correia reitera apoio do PSD aos cuidadores informais e acusa PS de “demagogia política”. fernando_martins

    A deputada do PSD Helga Correia reiterou esta terça-feira no Parlamento o apoio do seu partido aos cuidadores informais, instando o governo a rever a lei dos cuidadores informais. Intervindo na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, a parlamentar social democrata acusou o PS de demagogia política, ao vir agora criticar o resultado da implementação de legislação que o próprio aprovou.

    “O Grupo Parlamentar do PSD fica muito contente ao ver neste Orçamento do Estado o aumento da dotação para o cuidador informal. Para 2025, havia uma dotação orçamental de 28,7 milhões de euros, havendo agora um aumento de 23,7 por cento, para 43,5 milhões de euros, o que demonstra uma aposta deste governo nas políticas públicas direcionadas aos cuidadores informais” – vincou Helga Correia numa audição à secretária de Estado da Segurança Social.

    A deputada aveirense, que tem sido porta-voz do PSD nesta área, vincou nesta audição conjunta com a Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública que o partido “reconhece e valoriza” o estatuto do cuidador informal. “Não é de hoje, sempre o fizemos” – acrescentou, criticando o PS por ter apresentado um requerimento que “mais não é do que um exercício de demagogia política”.

    Referindo-se àquele requerimento, Helga Correia recordou que refere, entre outras coisas, a existência de denúncias de cortes nos apoios sociais, para notar a ausência de “um parágrafo onde diga que a responsabilidade de tudo o que está a acontecer e que chama de cortes diz respeito a uma lei desenhada pelo PS”. 

    Para a deputada aveirense, os socialistas alargaram o estatuto do cuidador a todo o território, “esquecendo-se de que quando [o PS] fez a legislação do projeto piloto, colocou-o no subsistema da ação social, mas quando o alargou a todo o território colocou-o no subsistema da solidariedade”.

    Helga Correia admitiu que o seu partido fez alterações no estatuto, mas “para aumentar o subsídio do cuidador informal” de 1 IAS para 1,1 IAS, o que corresponde ao aumento de 52,25 € em 2025 face a 2024, e para “simplificar a legislação, permitindo cuidadores informais não familiares possam ser cuidadores, medida que o PS tinha chumbado, e atribuindo o estatuto provisório, que permite que as pessoas que não conseguem reconhecimento do estatuto tenham um profissional que ajude nesse reconhecimento”.

    “O PSD vê no governo alguém que olha pelos cuidadores informais” – vincou Helga Correia, sublinhando que o governo está a proceder à revisão da portaria do descanso ao cuidador, “porque a implementada nunca permitiu um descanso efetivo” e a definir a bolsa de cuidadores, “que está na legislação mas que nunca viu a regulamentação”.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    ...


  • Ativada Loja online do Museu Marítimo de Ílhavo.
    Ativada Loja online do Museu Marítimo de Ílhavo. carlos_teixeira

    O Museu Marítimo de Ílhavo acaba de lançar a sua nova loja online, espaço digital renovado que valoriza o artesanato local, a produção editorial especializada em temática marítima e uma variedade de artigos inspirados nas coleções do Museu.

    A nova plataforma, disponível em lojamuseumaritimo.cm-ilhavo.pt, surge como extensão das lojas físicas do Museu Marítimo de Ílhavo e do Município de Ílhavo, reunindo uma oferta diversificada que inclui cerâmica, artesanato local, produtos gastronómicos, artigos de papelaria, vestuário e acessórios.

     Entre as principais novidades, destacam-se as publicações dedicadas ao mar e à cultura marítima, com títulos dirigidos a públicos de todas as idades, incluindo livros infantojuvenis.

    A loja apresenta ainda uma linha de produtos de merchandising inspirada na história e memória da pesca do bacalhau, símbolo identitário do território e da comunidade ilhavense.

    Com esta renovação, o Museu Marítimo de Ílhavo reforça a sua presença digital, permitindo que qualquer pessoa possa adquirir produtos de forma simples e segura, em qualquer momento e a partir de qualquer lugar do mundo.

    A nova loja online pretende, assim, democratizar o acesso aos produtos do Museu e do Município de Ílhavo, promovendo e divulgando a cultura marítima nacional à escala global.

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Museu Maritimo ativa loja online


  • Autárquicas: Chega assume resultado “aquém dos objetivos pretendidos”
    Autárquicas: Chega assume resultado “aquém dos objetivos pretendidos” carlos_teixeira

    A concelhia de Ílhavo do Chega assume que ficou “aquém dos objetivos pretendidos” mas declara que se abre uma “nova etapa”, de “consolidação, de trabalho no terreno e de preparação para os desafios que o futuro colocará, num contexto político nacional que exigirá clareza, coragem e responsabilidade”.

    Na leitura aos resultados de 2025, destaca como positivo o reforço de lugares na Assembleia Municipal de Ílhavo e presença em Assembleias de Freguesia.

    Sem conseguir eleger para a Câmara, o Partido de André Ventura volta a ter na AMI o seu principal palco político com dois eleitos.

    Depois de ter sido a segunda força mais votada nas legislativas de 2025, ficou distante dos resultados alcançados nessa altura em que conseguiu 5308 votos (24,29%) contra os 1957 votos (10,63%) das recentes autárquicas.

    A presença em Assembleias de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e São Salvador reformam essa presença.

    Para a concelhia trata-se de um “novo ponto de partida” para o Chega em Ílhavo.

    “Apresentámo-nos aos ilhavenses com uma mensagem de seriedade, coerência e proximidade e, os resultados obtidos, com o reforço da nossa representação na Assembleia Municipal, confirmam que estamos a construir uma presença sólida e credível no panorama político local”, refere a concelhia que encontra nas autárquicas de 2025 o ponto de partida para novas ambições.

    “Este crescimento é mais do que um resultado eleitoral: é o início de uma base de trabalho consistente, sobre a qual queremos edificar o futuro do CHEGA em Ílhavo. Sabemos que os próximos anos serão exigentes, tanto a nível local como nacional, e é precisamente por isso que reforçaremos a nossa estrutura, a nossa ligação às freguesias e a capacidade de dar voz a quem se sente esquecido”.

    Sobre o futuro e a posição a ocupar entre os partidos e movimento na oposição assegura que será voz responsável.

    “Faremos uma oposição firme mas responsável e construtiva, centrada nas pessoas e na defesa intransigente do interesse público. Queremos ser parte ativa de um concelho mais justo, transparente e equilibrado, e contribuir com propostas sérias para todas as freguesias com escrutínio consciente”.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    chega anuncia propostas eleitorais em ilhavo


  • Sangalhos recebe prova nacional de Esgrima.
    Sangalhos recebe prova nacional de Esgrima. carlos_teixeira

    O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, recebe no próximo fim de semana, 18 e 19 de outubro, mais uma competição de Esgrima, o Circuito Nacional de Juvenis em Espada, Florete e Sabre.

    A competição conta com 191 atletas inscritos, em representação de 20 equipas.

    No sábado as provas têm início às 9h00, decorrendo durante todo o dia.

    No domingo, realizam-se durante a manhã, entre as 9h00 e as 14h00.

    O evento, organizado pela Federação Portuguesa de Esgrima, com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Município de Anadia, marca o arranque da época de Esgrima 2025-2026.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Sangalhos recebe prova nacional de Esgrima


  • Aveiro: Ribau Esteves lança livro sobre 12 anos de presidência em Aveiro.
    Aveiro: Ribau Esteves lança livro sobre 12 anos de presidência em Aveiro. carlos_teixeira

    Ribau Esteves prepara o lançamento de um livro em que retrata os 12 anos de governação em Aveiro.

    O autarca que está perto de fechar um ciclo de 12 anos na presidência da autarquia e 28 como presidente em Ílhavo e Aveiro lança o livro “Aveiro, Coragem de Mudar, com José Ribau Esteves”.

    Obra tem lançamento marcado para dia 25 de outubro, no Teatro Aveirense, sob a chancela edições Afrontamento.

    “Escrevi este livro por determinação de consciência e ato solidário para com o futuro, dando a conhecer, com um formato simples, a história de 12 anos como presidente da Câmara Municipal de Aveiro, contando histórias de um tempo desafiante e marcante e partilhando reflexões sobre o futuro do poder local, de Portugal, da Europa e do Mundo”, explica Ribau Esteves.

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Queremos muito assumir novas responsabilidades no quadro da descentralização - Ribau Esteves.


  • Proliga: Illiabum defronta Lusitânia na manhã de domingo.
    Proliga: Illiabum defronta Lusitânia na manhã de domingo. carlos_teixeira

    O Illiabum vai fazer do jogo do próximo fim de semana, na Proliga, jogo de famílias.

    Devido à gestão de voos do Lusitânia dos Açores, a partida será em horário diferente do habitual, no domingo, às 10h30, no Pavilhão Capitão Adriano Nordeste.

    A formação de Ílhavo segue na liderança da zona norte com 4 pontos (duas vitórias) e o Lusitânia acumula duas derrotas.

    Alunos do Agrupamento de Escolas não pagam para ver a partida a contar para a terceira jornada da Proliga.

     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    Basquetebol: Ovarense em Alvalade no arranque do play-off.


  • Ílhavo: Sérgio Lopes assinala que eleitorado segue “em busca de protagonistas que lhes entreguem políticas e posturas distintas”.
    Ílhavo: Sérgio Lopes assinala que eleitorado segue “em busca de protagonistas que lhes entreguem políticas e posturas distintas”. carlos_teixeira

    Sérgio Lopes despede-se do mandato autárquico na Câmara e transita para a Assembleia Municipal e no dia da última reunião do mandato, em que desempenhou funções de Vereador de Oposição, eleito pelo Partido Socialista, em Ílhavo, assinala publicamente “orgulho” pelos oito anos de exercício desta tarefa em representação dos cidadãos.

    “Foi uma honra ter tido esta oportunidade e estou grato àqueles que nos confiaram esta missão”.

    Numa nota de despedida, o vereador recorda o contacto com autarcas da Câmara, Assembleia Municipal, Assembleias de Freguesia e Juntas e funcionários municipais.

    “No exercício desta função, cruzei-me com muitos cidadãos de exceção e, independentemente das divergências salutares da vida democrática, estou certo de que nos moveu sempre, acima de tudo, o superior interesse do Município e dos nossos conterrâneos”.
    O vereador entrou neste mandato em substituição de Eduardo Conde deixando claro que procurou assumir uma “oposição responsável”.

    “Não uso o plural como instrumento retórico, porque apesar de ser o único Vereador do PS, nunca desenvolvi trabalho sozinho. Estive sempre articulado com os órgãos e os demais autarcas do meu Partido, em trabalho de equipa. Criticámos quando tínhamos que criticar, sempre com sugestão de caminho alternativo; apoiámos quando concordámos; viabilizámos quando o que estava em causa era a estabilidade da governação; chumbámos quando se impunha manter intacto o melhor interesse para o Município e os munícipes”.

    Na hora da saída revela que não conseguiu que as reuniões estivessem “mais próximas dos eleitores” e em “respeito pelas minorias”, “devido à obstrução da maioria UpF”. Lamenta que as reuniões tenham passado para o horário da manhã, “prejudicando a presença do público”, e sem transmissão em direto e com “excesso de reuniões de caráter privado, face ao necessário”.

    “Seria um exercício de hipocrisia política se tecesse loas de bom relacionamento político com a maioria UpF, que se comportou como sendo absoluta, apesar de relativa, e repetiu os tiques das maiorias anteriores, de autoritarismo e fechamento sobre si própria. Mas esforçámo-nos por manter um bom relacionamento institucional. O diálogo fez falta, com prejuízo para o Município.

    Cumpria a quem liderou, criar esse espaço, que só existiu em casos extremos. Que neste novo ciclo outros saibam fazê-lo, sabendo-se que é de quem lidera que mais depende o sucesso dos processos de diálogo que, neste quadro político fragmentado, são cada vez mais importantes para que se faça o tanto que há a fazer pelo concelho”.

    No rescaldo das eleições saúda os eleitos assinalando a segunda mudança aos comandos da autarquia em quatro anos decidida por um eleitorado “em busca de protagonistas que lhes entreguem políticas e posturas distintas”.

    “No dia 12 de outubro, a maioria dos eleitores reprovou o rumo seguido nos últimos quatro anos, manifestando que não foi o UpF essa força motriz da mudança que se desejava, portanto, exige-se a quem venceu agora saber interpretar a sua vitória como um mandato de mudança. O contexto de maioria relativa, novamente resultante da vontade popular, é bem expressivo de que os ilhavenses desejam ação autárquica suportada no diálogo e na convergência de diferentes perspetivas, como forma de construir uma política municipal deste tempo”.

    Para o PS reserva um espaço de “oposição responsável” capaz de “dar o seu contributo ao serviço da igualdade de oportunidades, do reforço da escola pública, da saúde de qualidade para todos, da habitação digna e acessível para os que podem menos e para os remediados, do espaço público inclusivo e vivo, da sustentabilidade ambiental, do comércio da nossa gente, da comunidade empoderada”.


     

    Categoria
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    sergio lopes despede-se do mandato na camara


  • Futebol feminino: Clube de Albergaria defronta Destreza Aventura na segunda eliminatória da Taça.
    Futebol feminino: Clube de Albergaria defronta Destreza Aventura na segunda eliminatória da Taça. carlos_teixeira

    O Clube de Albergaria defronta o Destreza Aventura em jogo da segunda eliminatória da Taça de Portugal em futebol feminino.

    Sorteio realizou-se esta quarta-feira leva o Clube de Albergaria, da II divisão nacional, a casa de um clube do quarto escalão, da cidade de Barcelos.

    Num confronto entre equipas do distrito de Aveiro destaca-se o jogo entre JuveForce e Lusitânia Lourosa.

    O CD Paços Brandão recebe o FC Alverca
    Há 44 equipas em prova já com emblemas de II divisão.

    As da Liga entram na ronda seguinte.

    O sorteio ditou, entre outros, a visita do FC Porto a Oliveira do Douro e a receção do FC Famalicão ao A-dos-Francos.

    A segunda eliminatória da Taça de Portugal Feminina Generali Tranquilidade está agendada para 1 e 2 de novembro de 2025.

    O CA segue em terceiro no nacional da II divisão, atrás de Porto e Gil Vicente num ano em que luta pelo regresso ao escalão maior mas onde enfrenta a concorrência do FC Porto.

     

    Imagem: FPF
     


     

    Categoria
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    clube de albergaria defronta equipa do quarto escalao na taça


  • Portugal Fit realiza-se no Parque de Exposições de Aveiro.
    Portugal Fit realiza-se no Parque de Exposições de Aveiro. carlos_teixeira

    Aveiro recebe, no dias 1 e 2 de Novembro, o maior evento de fitness do país.

    O Portugal Fit instala-se no Parque de Exposições de Aveiro reunindo milhares de participantes, profissionais e marcas do setor.

    Mais do que um evento, o Portugal Fit é uma celebração do fitness em todas as suas formas, do treino em grupo à competição funcional, passando pela formação e partilha de conhecimento entre profissionais.

    O evento agrega três grandes momentos: Les Mills Experience, RFM Performance Manz Games e o Encontro Nacional de Proprietários de Clubes e Ginásios.
    A Les Mills Experience volta a reunir instrutores e entusiastas de todo o país num espetáculo de luz, som e energia.

    As mais recentes coreografias e lançamentos oficiais dos programas Les Mills serão apresentados ao vivo, conduzidos por uma equipa de instrutores de topo.

    Os RFM Performance Manz Games combinam corrida, treino funcional e resistência num formato inovador e acessível a todos.

    A prova é composta por sete estações funcionais, intercaladas por corridas de 600 metros, desafiando força, resistência e técnica dos participantes.

    Cada atleta compete com chip de controlo de tempo, garantindo precisão e transparência nos resultados.

    No final, todos poderão consultar o seu tempo e o ranking global por categoria.
    Inserido no Portugal Fit, o Encontro Nacional de Proprietários decorre no dia 1 de novembro e constitui um fórum exclusivo para diretores e gestores de clubes e ginásios de todo o país.

    O evento oferece um dia de partilha e networking com palestras inspiradoras, debates e casos práticos sobre os principais desafios do setor.

    No sábado à noite, entre as 22h00 e a 01h00, realiza-se a Les Mills Party, uma festa inesquecível onde o ritmo e a energia não param.

    Mas esta celebração traz também uma missão solidária.

    Se forem atingidos 1000 participantes, a organização fará um donativo de 1000€ à CERCIAV.

    Paralelamente, haverá uma área solidária de vestuário Portugal Fit, onde os participantes poderão escolher peças de edições anteriores (t-shirts, casacos, mochilas, etc.) e contribuir com um donativo livre, revertendo integralmente a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro.

    “O Portugal Fit é mais do que um evento. É uma comunidade. Aqui reunimos pessoas de todo o país com uma paixão comum: o movimento. Queremos inspirar, unir e mostrar que o fitness é para todos, enquanto contribuímos para causas solidárias que fazem a diferença”, refere Mário Costa, Diretor de Marketing, Comunicação e Eventos do Grupo MANZ.


     

    Categoria
    Tópicos
    Concelho
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    aveiro recebe portugal fit


  • Albergaria: Livro retrata “A Arte Retabular nas Igrejas Paroquiais do Concelho de Albergaria-a-Velha”.
    Albergaria: Livro retrata “A Arte Retabular nas Igrejas Paroquiais do Concelho de Albergaria-a-Velha”. carlos_teixeira

    O Município de Albergaria-a-Velha apresenta o livro “A Arte Retabular nas Igrejas Paroquiais do Concelho de Albergaria-a-Velha”, dos investigadores António Leandro e Maria Clara de Paiva Vide Marques.

    A sessão tem lugar no Posto de Turismo/ Espaço de Exposições – Casa Alameda, às 16h30, e é de participação gratuita.

    O Concelho de Albergaria-a-Velha é detentor de um vasto e valioso património artístico e religioso, com as suas igrejas a guardarem, no seu interior, um legado de grande riqueza: a arte sacra, que nos revela séculos de devoção, criatividade e identidade comunitária.

    Este estudo, publicado em livro, incide sobre a análise dos diferentes retábulos em talha dourada e policromada que adornam os espaços interiores de oito edifícios religiosos: Igreja Paroquial de Santa Cruz (Albergaria-a-Velha); Igreja Paroquial de Santa Marinha (Alquerubim); Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Neves (Angeja); Igreja Paroquial de São Vicente (Branca); Igreja Paroquial de São Paio (Frossos); Igreja Paroquial de São João Batista (São João de Loure); Igreja Paroquial de São Tiago (Ribeira de Fráguas); e Igreja de Santa Eulália (Valmaior).

    “Marca singular da evolução dos estilos artísticos e das diferentes produções nacionais, regionais e locais, a arte retabular no Concelho de Albergaria-a-Velha constitui, ao mesmo tempo, a expressão de um sentido devocional e catequético e a manifestação da relação, ao longo dos tempos, entre as gentes Albergarienses e a Entidade Divina, independentemente das jurisdições paroquiais, arciprestais ou diocesanas de cada comunidade”, referem os autores na introdução da obra.


     

    Categoria
    Tópicos
    Tipo de Destaque
    Imagem / video
    Imagem
    camara de albergaria avança para recuperacao de bairros


Font changer Font changer Font changer

Notícias

Concelhos

Publicite Aqui

Webfeel